terça-feira, 12 de novembro de 2013

Delmiro Gouveia, uma princesinha?

Há mais de um ano durante a campanha eleitoral muito se ouviu falar que nossa cidade era uma princesinha do sertão. A uma princesa geralmente é atribuída uma beleza quase que inigualável fator que na atualidade não condiz com a realidade de nossa cidade. Delmiro Gouveia vive numa situação típica de cidades sem governo, pois em algumas ruas, não muito longe do centro, ou até mesmo no centro da cidade a princesinha tão propagada aparece como que desdentada, feia, suja, com esgotos a céu aberto.

Delmiro Gouveia, nossa cidade, independente de momento político que estejamos nós submetidos merece ser bem tratada, quando falo em Delmiro Gouveia, nossa cidade, falo também em Delmiro Gouveia povo, já que este povo forte, bravo, hospitaleiro e ordeiro é quem constrói diariamente esta cidade, este município, que de 6 pequenas casas no inicio do século passado, transformou-se em uma das mais importantes cidades do estado de Alagoas.

Se princesinha ou não isso não importa o fato é que tanto cidade (Estrutura) e o povo (Gente), são merecedores de um tratamento digno, os eleitos pelo voto, poder legislativo e poder executivo, são funcionários públicos responsáveis por tal tratamento digno, sendo que cada um em sua responsabilidade, os vereadores legislando e fiscalizando as ações do executivo e o executivo agindo de maneira geral e igualitária a execução de benfeitorias básicas.               
   
 Quase que todos os dias a imprensa falada de nosso município, age como que batendo uma tecla repetitiva, ou seja, o povo reclamando a falta de serviços que são seus de direito. Saímos as ruas para constatar o que o povo esta falando e foi possível ver que a princesinha tem gente morando em casa de taipa (Barros e varas), tem crianças analfabetas, tem uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que apesar de pronta não sei, sinceramente não sei por que não funciona, tem uma Unidade Mista de Emergência, que esta em emergência, tem ruas aqui na zona urbana que o esgoto escorre pelas ruas sem saneamento, em ruas do Bairro Bom Sossego e conjunto João Paulo II, tem um cemitério (onde está sepultado Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, o cearense que no Recife fundou o que poderia ser chamando de primeiro Shopping  Center do nordeste e depois veio em terras alagoanas abrir a era industrial e  energética, pois aqui nasceu o primeiro raio de luz, advindo da energia elétrica da usina pioneira de angiquinho que ainda hoje esta encravada nos paredões do Rio São Francisco, tudo isso em pleno sertão) chamando de cemitério velho, está abandonado.


Essa princesinha tão falada esta precisando de atenção, é preciso que ela e seus 50 999 habitantes como estimou o IBGE em julho, esteja em perfeita harmonia com o caminho do progresso propiciado por todos que nesta terra moram e dela tiram seu sustento.

Por Felipe Ferreira